Blog do Curso Equipe EAS

setembro 24, 2008

Petróleo e Gás – Saiba onde encontrar cursos para se capacitar

Filed under: CONCURSOS,NOTÍCIAS — GrupoAlvo @ 1:00 am

A descoberta de um volume enorme de petróleo e gás natural na camada pré-sal que se estende por mais de 800 km de extensão, do Espírito Santo até Santa Catarina, representará um desafio para o setor: a formação de mão-de-obra para atender ao aumento da produção.

O setor prevê que sejam abertas 260 mil vagas até 2012, sem contar os investimentos necessários para extrair petróleo da camada pré-sal. Só a Petrobras projeta a abertura de 12 mil vagas nesse período, que serão preenchidas por meio de concurso público.

Cursos

Para atender à essa demanda instuições públicas e privadas estão abrindo cursos técnicos e de graduação voltados especificamente para a área de petróleo e gás.
Atualmente, há 87 cursos de graduação em petróleo reconhecidos pelo Ministério da Educação no país. No entanto, há outros cursos que ainda não obtiveram reconhecimento, mas estão em funcionamento.

Do total de 87 cursos reconhecidos, 56 são os chamados cursos superiores de tecnologia, que formam os tecnólogos, que têm diploma de curso superior, mas não têm título de bacharel.

O curso tem duração menor (média de dois anos) que a do bacharelado (quatro a cinco anos) e é direcionado para o mercado de trabalho. Mas os tecnólogos não são aceitos em concursos públicos da Petrobras e têm de buscar trabalho em empresas terceirizadas.
Cada curso de tecnologia em petróleo e gás prioriza áreas específicas, como técnica operacional, refino, processamento do petróleo, mineração, gestão em negócios, serviços em poços de petróleo, produção industrial, entre outras.
Os outros 31 cursos de graduação são nas áreas de engenharia e química .

Cursos técnicos

Já os cursos técnicos específicos na área de petróleo ainda são poucos no país.

De acordo com Gladstone Peixoto Moraes, professor de tecnologia em petróleo e gás do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Macaé (RJ), há outros cursos técnicos que atendem à demanda da área, mas não têm petróleo no nome.

Entre esses cursos, o professor cita os de eletromecânica, eletrônica e até técnico em hotelaria, que dá suporte a unidades de embarque e desembarque em plataformas de petróleo.

“Não precisa necessariamente ser técnico em petróleo. Quem fizer técnico em mecânica ou eletromecânica vai ter empregabilidade. Até mais que o técnico de petróleo em si. Os editais da Petrobras costumam ter muitas vagas para técnico em elétrica e eletrônica”, diz.

Segundo ele, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) está montando o curso de técnico em petróleo e gás. A primeira prova de seleção será neste ano.

O curso capacita o profissional a operar, controlar e fazer manutenção de máquinas e equipamentos, fazer análises de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural. Os técnicos podem trabalhar em empresas do setor petrolífero, operadoras de campos de petróleo e prestadoras de serviços na área.

Bacias

Dos 87 cursos de graduação em petróleo e gás no país, 54 estão no estado do Rio de Janeiro, cujo litoral abriga a Bacia de Campos, que tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados e se estende do Espírito Santo, nas imediações da cidade de Vitória, até Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro.

Atualmente a bacia é responsável por aproximadamente 80% da produção nacional de petróleo, com 55 campos de exploração.
Já os estados de Espírito Santo e São Paulo ocupam a segunda posição no número de cursos de graduação – nove cada um.

Mas o número de cursos, principalmente nos estados de São Paulo e Espírito Santo, pode ser pequeno em vista das descobertas de jazidas de pré-sal nas Bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos – esta última se estende de Cabo Frio (RJ) até Florianópolis (SC).

Vagas

De acordo com levantamento do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), implantado pelo governo federal em 2003 para capacitar mão-de-obra para implementação de empreendimentos no setor de petróleo e gás, a estimativa era de que seria necessário capacitar 112 mil pessoas para o setor entre 2008 e 2012.
Mas, com o aumento de investimentos da Petrobras, a previsão é que serão necessárias 260 mil pessoas no mercado de petróleo – nesse número são levadas em conta as cinco refinarias que serão construídas até 2014 e as 28 plataformas até 2017. Isso sem contar os equipamentos que serão construídos para operar nas jazidas de pré-sal.
Em outubro, a Petrobras anuncia o plano estratégico para o período 2009-2020. Só depois disso será possível saber quantas pessoas o mercado de petróleo irá absorver contando com a descoberta do pré-sal.
De acordo com Arlindo Charbel, consultor da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), a cada emprego direto aberto no setor de petróleo, que vai da extração do óleo ao refino e à venda dos derivados, são gerados outros 3,7 postos indiretos.

Prominp

Charbel, que também é professor de tecnologia em petróleo e gás, cita como formas de preencher as vagas no mercado o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e convênios de empresas com universidades. Além disso, o site da Onip (www.onip.org.br) também traz as empresas do setor conveniadas e recebe cadastro de currículos.
No caso do Prominp, que tem a coordenação do Ministério de Minas e Energia, os interessados entram no programa por meio de seleção pública e recebem ajuda de custo para fazer os cursos de qualificação profissional, que contemplam todos os níveis de escolaridade.

O aluno matriculado tem seu currículo disponibilizado no Banco de Currículos no Portal de Qualificação do Prominp (www.prominp.com.br), que é acessado por empresas do setor de petróleo e gás natural, cadastradas no portal.

Tecnólogos

Segundo o consultor, os tecnólogos são absorvidos por empresas prestadoras de serviços da área de petróleo.

“Esses profissionais são contratados para tarefas de supervisão de obras, por exemplo.” Ele explica que os tecnólogos atuam como gestores especializados em uma área. “Os engenheiros, por exemplo, trabalham com os detalhes, os tecnólogos enxergam todas as partes e fazem uma inter-relação entre elas. Um complementa o outro”, diz.

Áreas de atuação

De acordo com o especialista, os profissionais que trabalham na área de petróleo são contratados basicamente para as áreas de exploração (descoberta e perfuração dos poços), refinaria (transformação do petróleo em derivados), distribuição e logística (transporte do óleo até a refinaria e, depois de transformado, para o consumidor).
Ele diz que muitas vagas serão abertas com a construção das cinco refinarias previstas pela Petrobras – Itaboraí (RJ), Porto de Suape (PE), Guamaré (RN), uma no Ceará e outras duas no Maranhão.
De acordo com Charbel, a construção de uma refinaria envolve cerca de 40 mil pessoas. E cerca de mil pessoas trabalham na operação. Já na obra de uma plataforma são envolvidas cerca de 5 mil pessoas.

About these ads

30 Comentários »

  1. Boa tarde! Sou Técnico em Eletrônica e estou a procura de cursos de qualificação na area de Petroleo e Gas e gostaria de saber também as empresas que estão contratando.

    Comentário por Antonio Garcia — outubro 13, 2008 @ 4:08 pm | Resposta

  2. sou tecnico eletromecanico e tb queria saber sobre cursos de qualificaçao em petroleo e gás,e tb gostaria d saber quais empresas estao contratando..d preferencia no estado da bahia.

    Comentário por fabricio — outubro 30, 2008 @ 1:45 am | Resposta

  3. Olá! Chamo-me Pedro Paulo, e gostaria de receber se possível a lista dos cursos regulamentados em petróleo e gás, caso toda a lista não seja possível me envie o que puderem, por favor. Obrigado

    Comentário por Pedro Paulo Pamplona Bomfim — novembro 1, 2008 @ 1:53 pm | Resposta

  4. Sou eng.eletricista ,pos-graduado em petroleo,gostaria de saber onde posso encontra emprego .de preferencia na bahia e em sergipe.Favor mandar dica para o meu email.

    Comentário por Osvaldo oliveira da silva — novembro 2, 2008 @ 8:59 pm | Resposta

  5. Bem eu sou estudante, esse ano termino o 1º ano do Ensino Médio, moro na cidade do Rio de Janeiro e eu gostaria de saber em que localidade eu poderia fazer um cursi técnico de Petróleo e Gás (publico/estadual/federal),
    Sem que eu tenha q refazer o 1º ano e de forma que eu possa continuar e terminar o Emsino médio!
    Se souberem meu imail é: rayana_bamcap@hotmail.com ou rayanabamca@gmail.com.br

    Comentário por Rayana — novembro 4, 2008 @ 10:03 pm | Resposta

  6. Quero saber mais sobre os cursos oferecidos em Santos de qualificação profissional para trabalhar na PETROBRAS e ver a possibilidade de poder batalhar por uma vaga

    Comentário por Lucia Valeria — novembro 6, 2008 @ 10:56 pm | Resposta

  7. ola.gostaria de saber quais as instituições de cursos tecnicos de petroleo e gas no espirito santo… Obrigada

    Comentário por letícia — novembro 10, 2008 @ 4:50 pm | Resposta

  8. queria saber onde encontrar na minha cidade o curso de petróleo e gás, já que vir uma placa na cidade informando sobre e esse curso.
    Moro em João Pessoa-PB

    Comentário por Anne Caroline — novembro 14, 2008 @ 12:44 pm | Resposta

  9. Olá boa tarde, gostaria de saber se vocês podem me ajuda, sou formado em matemática, tenho 41 anos e estou muito interessado na área de petroleo, gostaria de saber se eu consigo me especializar ainda.

    Comentário por João Marcos Martins de LIma — novembro 14, 2008 @ 5:32 pm | Resposta

  10. Ola sou eletrotecnico, tecnico em telecomunicaçoes, com formaçao em redes estruturas, gostaria de saber algums contatos de empresas ligadas a petrobras para poder enviar curriculum, pode ser no estado do Rio de Janeiro ou espirito Santo, bahia, pernambuco, Rio grande do Norte, Ceara, Paraiba. aguardo retorno, obrigado!

    Comentário por Edenilton Lima Guerra — novembro 15, 2008 @ 12:48 am | Resposta

  11. Olá bom dia gostaria de saber se vocês podem me ajudar tenho, o segundo grau completo 46 anos,
    e estou interessada nessa área de petroleo,séra que posso me especializar ainda. sou académica do terceiro periodo, em serviço social.

    desde já agradeço.

    Comentário por eliete chaves de almeida. — novembro 19, 2008 @ 1:21 pm | Resposta

  12. gostaria de saber aonde encontrar curso de tecnico em petrolio e gas

    Comentário por anthony — novembro 21, 2008 @ 1:34 am | Resposta

  13. moro em santos gostaria de saber aonde encontrar cursos tecnicos de petrolio e gás obrigado…

    Comentário por anthony — novembro 21, 2008 @ 1:35 am | Resposta

  14. Boa tarde, sou tecnólogo em gestão pública, e estou interessado em fazer o curso de tecnologia em petróleo e gás. Poderiam me informar se existe em faculdade e/ou universidade reconhecida pelo mec que realiza este curso em são paulo – capital.

    Adriano Nieri

    Comentário por ADRIANO NIERI — novembro 21, 2008 @ 5:55 pm | Resposta

  15. Eu quero saber como faço pra me inscrever?

    Comentário por Rubens — novembro 22, 2008 @ 7:45 pm | Resposta

  16. Olá..
    estou atras de um curso tecnico de petroleo e gas no estado do espirito santo… quais os locais q estao oferecendo este curso,tambem serve graduacao..
    obrigado..espero resposta no email..

    Comentário por cintia de oliveira — novembro 24, 2008 @ 11:41 pm | Resposta

  17. bao tarde quero fazer um curso de logistica portuaria em recife .

    Comentário por leonardo vitor — novembro 26, 2008 @ 7:33 pm | Resposta

  18. celebrações a todos!
    me chamo joao egostaria de receber informaçoes sobre cursos de capacitação e vagas oferecidas. sou eletricista predial e residencial e desde de ja agradeçoa consideraçao. sem mais obrigado

    Comentário por joao henrique rodrigues prito — novembro 29, 2008 @ 12:37 pm | Resposta

  19. Oi quero saber o valor do salário inicial!e que tipo de conhecimento(cursos) estra tenho que ter!

    Comentário por magnum — dezembro 1, 2008 @ 3:25 pm | Resposta

  20. gostaria de saber onde encontra curso tecnico para atua na petrobras e quanto custa um curso como este,espero resposta por favor.delmar

    Comentário por DELMAR — dezembro 3, 2008 @ 11:01 am | Resposta

  21. Bom dia eu moro em NATAL RN gostaria de sabe a onde tem curso de petroleo e gás aki em NATAL? muito obrigado e ate +.

    Comentário por magno — dezembro 5, 2008 @ 12:11 pm | Resposta

  22. Bom dia,eu gostaria de saber aonde eu encontro um curso mais próximo de minha cidade pois eu moro em Nova Iguaçu e não conheço nenhum será que vcs podem me enformar por gentileza?aguardo sua resposta pelo meu email.obrigada.

    Comentário por Daiane — dezembro 6, 2008 @ 9:17 am | Resposta

  23. Olá! Chamo-me max, e gostaria de receber se possível a lista dos cursos regulamentados em petróleo e gás, caso toda a lista não seja possível me envie o que puderem, por favor. Obrigado

    Comentário por max — dezembro 8, 2008 @ 10:23 pm | Resposta

  24. Oii! também gostaria de receber a lista dos cursos regulamentados em petróleo e gás, mas gostaria de todo o Estado do Rio de Janeiro. Obrigada .

    Comentário por MIchele — dezembro 12, 2008 @ 12:05 am | Resposta

  25. olá tenho 18 anos,conclui o ensino médio e gostaria de fazer um curso de petroleo e gás aqui onde moro,que é em natal/rn

    Comentário por gabriela brito — dezembro 22, 2008 @ 7:27 pm | Resposta

  26. gostaria de saber onde posso fazer? quais as escolas?

    Comentário por gabriela brito — dezembro 22, 2008 @ 7:29 pm | Resposta

  27. boa tarde quero saber quanto fica em base um salario de um tecnico de petroleo e gas

    Comentário por rafael luis — dezembro 25, 2008 @ 9:00 pm | Resposta

  28. sou pamela tenho 18 anos acabei de concluir o ensino médio e estou muito enteressada nessa area gostaria de saber quais são os cursos q posso fazer e onde ( de preferencia no RJ-RJ) seria possível me mandar uma lista por e mail ???

    Comentário por pamela — janeiro 3, 2009 @ 3:02 pm | Resposta

  29. Olá…
    gostaria de saber onde se encontra curso tecnico de petroleo e gas em santos?
    Espero resposta, obrigado….will..

    Comentário por willian henrique — abril 13, 2009 @ 10:42 pm | Resposta

  30. Boa Noite: Sou moradora do Rio de Janeiro, sou formada em administração de empresas e gostaria de fazer pós graduação ou curso técnico de petróleo e gás, alguém poderia me indicar um lugar bom, que ensine mesmo! por um preço que seja inferior a R$ 350,00. Quem souber por favor mande um e-mail para fernandasabinoc@click21.com.br

    Comentário por Fernanda Cristina — junho 1, 2009 @ 10:51 pm | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: